Postado a Sábado, 6 de Junho de 2020 10:50 por admin

Assinatura do Protocolo de Cooperação relativo ao Rendimento Social de Inserção (RSI)

No passado dia 26 de maio foi assinado, entre a Casa do Povo de Vialonga e o Instituto da Segurança Social, I. P., um protocolo de cooperação relativo ao acompanhamento dos processos de Rendimento Social de Inserção (RSI) no Concelho de Vila Franca de Xira.

 

A medida do RSI, consiste numa prestação incluída no subsistema de solidariedade e num programa de inserção, de modo a conferir às pessoas e aos seus agregados familiares apoios adaptados à sua situação pessoal, que contribuam para a satisfação das suas necessidades essenciais e que favoreçam a progressiva autonomia dos beneficiários através da promoção da sua inserção laboral, social e comunitária.

Esta parceria permitirá à Casa do Povo de Vialonga fazer o acompanhamento de 200 agregados familiares (cerca de 600 indivíduos) das Freguesias de Vialonga, Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa.

O acompanhamento das famílias será feito através de uma equipa multidisciplinar composta por 2 técnicos superiores de serviço social, 2 técnicos superiores de psicologia, 2 técnicos superiores de educação social e 2 ajudantes de ação direta.

No último ano, que coincidiu com a criação do seu Gabinete de Ação Social (GAS), a Casa do Povo de Vialonga passou a acompanhar mais de 700 pessoas (RSI, Cantina Social, Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas, etc.) contando hoje com uma equipa de 12 técnicos a trabalhar na área social.

Este é mais um passo dado pela Instituição que se adapta e se transforma para responder aos desafios do futuro que hoje, num contexto marcado pela COVID-19, se afirmam pela necessidade da Freguesia de Vialonga e do Concelho de Vila Franca de Xira reforçarem as suas respostas sociais no combate à pobreza e à exclusão social.

 

 

Contactos
Hélder Jerónimo, Coordenador do GAS, Tlm. 962 214 359 / Tel. 219 524 170 / gabinete.social@casapovovialonga.pt 
Rua de Cabo Verde (Bairro Nascente do Cabo), N.º 6, 2625-585 Vialonga