História da Casa do Povo de Vialonga

 

Fundada a 09 de Maio de 1934, pauta a sua existência pelo serviço à comunidade de Vialonga e à preservação das tradições e valores culturais da localidade.

Até ao 25 de Abril de 1974 a instituição encontrava-se sob alçada da denominada Junta Central das Casas do Povo (entidade que tutelava todas as Casas do Povo do País), e tinha como finalidade apoiar as populações, que na zona eram maioritariamente de classe rural.

Após essa data, com a extinção da referida Junta, foram estabelecidos acordos com o Centro Regional da Segurança Social, começando a funcionar no local duas salas de atividades com duas funcionárias para 16 crianças, com idades compreendidas entre os 3 e 10 anos, a par com as atividades desportivas e do folclore.

Devido a alguns problemas entretanto verificados, em 1985 foi criada uma Comissão Administrativa composta por 5 elementos para tentar solucionar as questões que se colocavam à Instituição, sendo que a mesma funcionou até 15 de Abril de 1992, data em que se formou pela 1ª vez uma Direção com mandato para três anos.

Foram criadas 4 novas salas que permitiram organizar os grupos de crianças pelas suas idades, formando-se então valências de jardim-de-infância e ATL, o que a par com o crescimento verificado na própria Freguesia conduziu à necessidade de ampliar as instalações para responder à crescente procura dos seus serviços.

Entre 1997 e 2000 foram adquiridos novos espaços, onde passaram a funcionar as valência de Creche e Jardim-de-Infância assim como a cozinha, sendo que em 1998 é implementado ao Regulamento Interno da Instituição, tendo sido iniciado nesse ano o seu primeiro Projeto Educativo.

No ano de 2005 o Município efetuou a cedência de um edifício, inaugurado em 09 de Julho desse ano, onde funciona desde então a valência de Creche com idades compreendidas entre os 12 e os 24 meses.

Contando atualmente com 30 colaboradores, a realidade da Instituição será alterada no próximo ano, fruto das candidaturas e do respetivo financiamento dos Programas PARES e de Alargamento da Rede de Pré-Escolar, que permitirão construção em novas instalações de raiz que se traduzirão em novas salas, novos utentes e mais funcionários.

Quanto às Atividades, atualmente o Desporto (Ballet, Hip-Hop, Karaté, Ginástica e Aeróbica) e o Folclore dominam sendo o Rancho Folclórico o Embaixador da Instituição, que desde 17 de Abril de 1983 leva o seu nome a todo o País.